sexta-feira, 2 de junho de 2017

Aritmética - aula 01 - 01


A matemática, como todo e qualquer jogo, tem o seu tutorial. O tutorial de um jogo é a relação de regras válidas para esse game. O tutorial da matemática, assim como em qual área do conhecimento, consiste no conjunto de fundamentos, teorias, leis, hipóteses, postulados, etc. que a constitui.

Quando você ganha um game novo ao qual nunca jogou e nem viu sequer alguém jogar tem vontade de escondê-lo no fundo de uma gaveta ou trocá-lo. No entanto, quando percebe pessoas jogando e assimila algumas manobras do game você começas achá-lo interessante e quando descobre alguns truques, atalhos então, não quer mais abandoná-lo.

Pois é, assim é a matemática. Enquanto não se tem o domínio de suas possibilidades, a rejeitamos. Mas, por outro lado, se descobrimos um grupo de seus truques nos apaixonamos por ela. Essa afinidade com a matemática pode ser adquirida indagando de quem sabe, lendo nos livros, assistindo aulas presenciais atentamente, nos sites especializados ou ainda nas redes sociais. Seja qual for o método que você para se apropriar das informações matemáticas será necessário bastante treino (resolver bastante exercícios) para dominar esta ciência, dedicar à ela tanto tempo quanto se dedica aos games convencionais.

O início de tudo está nas operações com os números naturais.


É a aritmética que lhe ensina a jogar com os números o que a torna a base da matemática.


Na aritmética encontramos quatro operações fundamentais:


Adição


Subtração


multiplicação e 


divisão.


ADIÇÃO

É uma operação em que se junta as quantidades.
Os termos da soma são as parcelas. O cálculo dá o resultadosoma ou total.

EXEMPLO:

Vamos jogar de contar estrelas?


Faltou energia elétrica na cidade numa noite sem luar. Com as lâmpadas apagadas o condomínio do João Lucas que brincava com dois de seus primos, como todo o resto da cidade, ficou as escuras. Caique olhou para cima e convidou seus primos João lucas e Gabriel para contar estrelas que se encontravam em constelação escolhidas. Nas figuras que seguem encontramos as representações das constelações escolhidas por cada um dos primos.
Constelação do João Lucas

Constelação do Caique


Constelação do Gabriel


Se fosse possível transferir todas as estrelas vistas pelos primos para uma única constelação esta teria quantas estrelas?

SOLUÇÃO DO EXEMPLO:
Uma maneira bem simples de resolver esta situação seria desenhar em uma única constelação todas as estrelas vistas por cada um dos primos e contá-las.

Assim, após esta contagem, obtemos como total 12.
REPOSTA:
Transferindo todas as estrelas vistas pelos primos para uma única constelação, esta teria 12 estrelas.

Outra maneira de resolver seria através da operação aritmética de adição.
Nesta operação escrevemos os números que representam as quantidades de estrelas em cada constelação separados pelo símbolo de mais (+) após o último número escrevemos o símbolo de igualdade (=) em seguida escrevemos o número representativo da soma.

2 + 3 + 7 = 12

Nesta operação de adição temos 3 parcelas2, 3, e o 7, enquanto que 12 é a soma ou total.


GLOSSÁRIO

- Tutorial: “Relativo a ou próprio de tutor. Diz-se de ensino exercido por tutor. Diz-se de ou programa que oferece instruções práticas sobre um assunto específico”. (Fonte: http://michaelis.uol.com.br/busca?id=Wo2wb em 02/06/2017 às 20:52.)

- Tutor: “Indivíduo que protege, ampara ou defende alguém ou algo mais frágil. Em algumas instituições educacionais, aluno que exerce o papel de professor, instruindo e orientando outros alunos”. (Fonte: http://michaelis.uol.com.br/ busca?r=0&f=0&t=0&palavra=Tutor em 02/06/2017 às 21:18.)

- Aritmética: "Ciência que estuda as propriedades dos números e as operações que com eles se podem realizar.” (Fonte: http://michaelis.uol. com.br/busca?id=Wo2wb em 02/06/2017 às 20:52.)

Soma: “Operação de uma adição. Soma dos valores absoluto dos números." (Fonte: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=soma em 06/06/2017 às 00:07.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário