sábado, 27 de abril de 2019

Operações com frações parte II



19 – Em cada item abaixo, substitua o # por um dos sinais “<”. “>” ou “=”.
a)   5/7   #   4/7.

b)   1/3     #   1/4.

c)   3/2   #   4/6.

d)   2/3   #   3/4.

e)  3/2   #   4/3.

f)  2/5   #   3/7.

g)  15/4   #  4.


20 – Coloque as frações 3/5, 3/4, 1/2, 4/5 e 4/10 em ordem crescente.

21 – Você fez 3/4 dos exercícios de MA092 em 42 minutos. Mantendo esse ritmo, quanto tempo gastará para fazer os exercícios que faltam? Ao terminar o trabalho, quanto tempo você terá consumido para fazer toda a lista?

22 – Calcule as somas abaixo, simplificando o resultado sempre que possível.
a) 3/2 + 2/3.
b) 1/3 + 4/6.
c) 3/4 + 5/6.
d) 1/2 + 1/3 + 1/5.
23 – Efetue as subtrações abaixo, simplificando o resultado quando possível.
a) 3/2 – 2/3.
b)4/6 – 1/3.
c) 5/6 – 3/4.
d) 1/2 – 1/3 – 1/6.

24 – Dos moradores de Piraporinha, 1/3 deve votar em João Valente para prefeito e 3/5 devem votar em Luís Cardoso. Que fração da população não votará em um desses dois candidatos?

25 – Roberto e Marina juntaram dinheiro para comprar um videogame. Roberto pagou por 5/8 do preço e Marina contribuiu com R$ 45,00. Quanto custou o videogame?

26. Efetue os produtos, simplificando as frações quando possível.
a) . =
b) . =
c) . =
d) . 2 =
e) . 3 =
f) . 5 =
g) =
h)
i) =
j) =

27 – Calcule as expressões:
a) =
b) =
c) =
d) =

28 – Do dinheiro que possuía, João gastou 1/3 com um ingresso de cinema. Do dinheiro que restou, João gastou 1/4 comprando pipoca. a) Que fração do dinheiro total que João possuía foi gasta com a pipoca? b) Que fração do dinheiro sobrou depois desses gastos?

29 – Efetue as divisões:
a) =
b) =
c) =
d) =
e) =
f) =
g) =
h) =
i) =
j) =
k) =
l)
m) =
n) =

30 – Três quartos dos moradores de Chopotó da Serra bebem café regularmente. Desses, dois quintos preferem o café “Serrano”. Que fração dos moradores da cidade prefere o café “Serrano”? Que fração dos moradores bebe regularmente café de alguma outra marca?

31 – Converta para minutos:
a) 4 h.
b) 3,5 h.
c) 2,75 h.
d) 4/3 h.
e) 1,6 h

32 – Converta para segundos:
a) 1 h.
b) 1,255 h.
c) 1h30m.
d) 1h22,25m.

33 – Converta para horas (em fração):
a) 1h30m.
b) 15m45s.
c) 2h40m
d) 1h22m30s.

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Operações com Frações - Parte I


Operações com Frações - Parte I.

1 – Um grupo possui 12 pessoas, das quais 8 são mulheres e 4 são homens. Indique que fração do total de pessoas o número de homens representa. Faça o mesmo com o grupo de mulheres.

2 – Escreva as frações abaixo por extenso.
a) 1/5.
b) 3/8.
c) 7/20.
d) 5/100.
e) 125/1000.

3 – Calcule
a) 1/3 de 42.
b) 1/8 de 92.
c) 4/5 de 65.
d) 9/7 de 63.

4 – 104 alunos de um curso são destros. Se o 1/9 dos alunos são canhotos, quantos estudantes existem no curso?

5 – Se 5/6 de um número são 350, calcule 4/7 desse número.

6 – Converta os números abaixo em frações.
a) 3 e 4/7.
b) 5 e 3/4.
c) 2 e 9/12.

7 – Escreva duas frações equivalentes a cada fração abaixo.
a) 1/3.
b) 2/5
c) 5/4.

8 – Escreva as frações do exercício 7 no formato decimal.

9 – Escreva cada fração abaixo na forma mais simples possível.
a) 6/12.
b) 15/25
c) 4/24.
d) 35/14.

10 – Simplifique a fração 16/64 dividindo o numerador e o denominador por 2 sucessivas vezes.

11. Simplifique a fração 36/54 dividindo o numerador por 2 ou por 3 sucessivas vezes.

12 – Usando o método das divisões sucessivas, simplifique as frações
a) 18/42.
b) 24/32.
c) 4/20.

13 – Depois de fatorar os números, calcule o máximo divisor comum entre
a) 45 e 63.
b) 30 e 75.
c) 42 e 105.

14 – Simplifique as frações
a) 45/63.
b) 75/30.
c) 42/105.

15 – Simplifique as frações 42/105 e 36/90 e verifique se elas são equivalentes.

16 – Calcule as expressões abaixo e simplifique o resultado quando possível.
a) 1/2 + 3/2.
b) 4/6 – 1/6.
c) 3/4 + 1.
d) 2 – 2/3.

17 – Determine o mínimo múltiplo comum entre
a) 2 e 3.
b) 3 e 6.
c) 4 e 6.
d) 2, 3 e 5.

18 – Reescreva frações abaixo, de modo que o denominador seja o mesmo.
a) 3/2 e 2/3.
b) 1/3 e 4/6.
c) 3/4 e 5/6.
d) 1/2, 1/3 e 1/5.



Operações com números naturais 01

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Como aprender a tabuada.

Para aprender a tabuada  .  .  .

Tudo bem com você?
Desejo que sim.
Caso não esteja tudo bem faça um esforço para esquecer, enquanto estuda, o que te incomoda.

Então vamos começar.

Se você quer mesmo aprender a tabuada, leve em consideração estas dicas:

* Não espere virar filme, leia até o fim, pois estas dicas servirão de atalhos em várias oportunidades.

Primeira dica: Todo número somado com 0(zero) tem resultado o mesmo número.

Segunda dica: Todo número somado com 1(um) dá como resultado o seu sucessor. Lembre-se ainda que: Todo número natural dado tem um sucessor (número que vem depois do número dado), considerando também o zero.

Terceira dica: A ordem das parcelas(termos da adição) não altera a soma (resultado).

Quarta dica: Todo número subtraído de 0(zero) tem resultado o mesmo número.

Quinta dica: Todo número, exceto o 0(zero), subtraído de 1(um) dá como resultado o seu antecessor. Lembre-se ainda que: Todo número natural dado, exceto o 0(zero), tem um antecessor (número que vem antes do número dado).

Sexta dica: Todo número subtraído do próprio número terá como resultado 0(zero).

Sétima dica: Todo número diminuído de seu antecessor tem resultado 1(um).

Oitava dica: Todo número multiplicado por 0(zero) tem resultado 0(zero).

Nona dica: Todo número multiplicado por 1(um) dá o próprio número.

Décima dica: A ordem dos fatores (termos da multiplicação) não altera o produto (resultado).

Décima primeira dica: 0(zero) dividido por qualquer número tem resultado 0(zero).

Décima segunda dica: Todo número dividido por 1(um) tem resultado o mesmo número.

Vamos praticar?

Sim, claro que vamos praticar, mas antes faça uma cópia dessas dicas em seu caderno e, só depois, passe a resolver as questões indicadas.

Bom desempenho.


sexta-feira, 2 de junho de 2017

Aritmética - aula 01 - 01


A matemática, como todo e qualquer jogo, tem o seu tutorial. O tutorial de um jogo é a relação de regras válidas para esse game. O tutorial da matemática, assim como em qual área do conhecimento, consiste no conjunto de fundamentos, teorias, leis, hipóteses, postulados, etc. que a constitui.

Quando você ganha um game novo ao qual nunca jogou e nem viu sequer alguém jogar tem vontade de escondê-lo no fundo de uma gaveta ou trocá-lo. No entanto, quando percebe pessoas jogando e assimila algumas manobras do game você começas achá-lo interessante e quando descobre alguns truques, atalhos então, não quer mais abandoná-lo.

Pois é, assim é a matemática. Enquanto não se tem o domínio de suas possibilidades, a rejeitamos. Mas, por outro lado, se descobrimos um grupo de seus truques nos apaixonamos por ela. Essa afinidade com a matemática pode ser adquirida indagando de quem sabe, lendo nos livros, assistindo aulas presenciais atentamente, nos sites especializados ou ainda nas redes sociais. Seja qual for o método que você para se apropriar das informações matemáticas será necessário bastante treino (resolver bastante exercícios) para dominar esta ciência, dedicar à ela tanto tempo quanto se dedica aos games convencionais.

O início de tudo está nas operações com os números naturais.


É a aritmética que lhe ensina a jogar com os números o que a torna a base da matemática.


Na aritmética encontramos quatro operações fundamentais:


Adição


Subtração


multiplicação e 


divisão.


ADIÇÃO

É uma operação em que se junta as quantidades.
Os termos da soma são as parcelas. O cálculo dá o resultadosoma ou total.

EXEMPLO:

Vamos jogar de contar estrelas?


Faltou energia elétrica na cidade numa noite sem luar. Com as lâmpadas apagadas o condomínio do João Lucas que brincava com dois de seus primos, como todo o resto da cidade, ficou as escuras. Caique olhou para cima e convidou seus primos João lucas e Gabriel para contar estrelas que se encontravam em constelação escolhidas. Nas figuras que seguem encontramos as representações das constelações escolhidas por cada um dos primos.
Constelação do João Lucas

Constelação do Caique


Constelação do Gabriel


Se fosse possível transferir todas as estrelas vistas pelos primos para uma única constelação esta teria quantas estrelas?

SOLUÇÃO DO EXEMPLO:
Uma maneira bem simples de resolver esta situação seria desenhar em uma única constelação todas as estrelas vistas por cada um dos primos e contá-las.

Assim, após esta contagem, obtemos como total 12.
REPOSTA:
Transferindo todas as estrelas vistas pelos primos para uma única constelação, esta teria 12 estrelas.

Outra maneira de resolver seria através da operação aritmética de adição.
Nesta operação escrevemos os números que representam as quantidades de estrelas em cada constelação separados pelo símbolo de mais (+) após o último número escrevemos o símbolo de igualdade (=) em seguida escrevemos o número representativo da soma.

2 + 3 + 7 = 12

Nesta operação de adição temos 3 parcelas2, 3, e o 7, enquanto que 12 é a soma ou total.


GLOSSÁRIO

- Tutorial: “Relativo a ou próprio de tutor. Diz-se de ensino exercido por tutor. Diz-se de ou programa que oferece instruções práticas sobre um assunto específico”. (Fonte: http://michaelis.uol.com.br/busca?id=Wo2wb em 02/06/2017 às 20:52.)

- Tutor: “Indivíduo que protege, ampara ou defende alguém ou algo mais frágil. Em algumas instituições educacionais, aluno que exerce o papel de professor, instruindo e orientando outros alunos”. (Fonte: http://michaelis.uol.com.br/ busca?r=0&f=0&amp;t=0&palavra=Tutor em 02/06/2017 às 21:18.)

- Aritmética: "Ciência que estuda as propriedades dos números e as operações que com eles se podem realizar.” (Fonte: http://michaelis.uol. com.br/busca?id=Wo2wb em 02/06/2017 às 20:52.)

Soma: “Operação de uma adição. Soma dos valores absoluto dos números." (Fonte: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=soma em 06/06/2017 às 00:07.)