MATEMÁTICA - PROF. CARLOS ALBERTO
1.Identifique as sentenças matemáticas:
a ) Salvador é a capital do Estado da Bahia.
b ) Sete menos três é igual a seis.
c ) O Brasil é banhado pelo oceano Atlântico.
d ) O triplo de cinco é maior que o dobro de sete.
e ) Dois mais três é igual a cinco.
2.Escreva em linguagem matemática:
a ) Cinco mais sete é igual a doze.
b ) Vinte e oito dividido pôr sete, mais um, é igual a cinco.
c ) Três elevado ao quadrado, menos quatro, é menor que nove.
d ) Trinta menos dezoito é igual a seis vezes dois.
e ) Dois terços vezes três quartos é maior que um terço elevado ao cubo.
3.Expresse em linguagem corrente cada uma das sentenças:
a ) 7 + 3 = 10 c) 8.6 + = 53
b ) 15 : 5 - 2 > 0 d) ( 5 - 7 )2 + < 6
4.Diga quais as sentenças são verdadeiras e quais são falsas:
a) - 9 + 6 = - 3 b) 35 : 7 = -
c) > 12 d)
e)
f)
5.Identifique as sentenças matemáticas abertas e fechadas:
a)2 + 7 = 9 f)
b)5x = 10 g) –10 > -4
c)32 + 1 = 7 h)
d)16 : 2 = 8 i)
e)12 – 2x = 25 j) 2z + 1 = 15
6.Especifique as variáveis das sentenças:
a ) 5x < 3 d) 4y
b ) 7x - 8y = 15 e) 12m + 3n = 27
c ) x2 + z2 = 1 f) 3p - 5q + 2r = 0
7.Determine o coeficiente das variáveis das sentenças:
a) - 2x = 6 d)
b) e) z - y = 5
c) 7 - y = 2 f)
8.Verifique se as sentenças seguintes são verdadeiras ou falsas para os valores das variáveis indicados ao lado:
a) 3x - 2 = 4, para x = 2 .
b) , para
c) x - 1 < 3, para x = 1.
2 2
d) 4y > - 2, para y = 0
e) 2x - 3y = -3, para x = 1 e y = 1
2 3
f) 5x - 4y + 6z = 13,
para x = 0, y = - 1 e z = 2.
4
9.Complete com o valor numérico de cada sentença, substituindo a variável pelo valor indicado:
a ) 2x = , para x = 3 .
2
b ) 5x + 1 = , para x = 0
c ) y - 3 = , para y = 3
d ) 7 - 4x = , para x = - 2
e ) x - y = , para x = - 4 e y = 6
2 2
f ) 2x - z = , para x= 1 e z = -2
3 2
g ) 5x + 3y = , para x = 1 e y = -4
3 4
h ) 1 y - 6 z = , para y = - 2 e z = - 2
10 5 3
10.Determine o conjunto solução das sentenças seguintes, sendo U = 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9:
a) x - 1 = 5 b) x = 3 = 8
c) x - 9 = 0 d) x + 2 = 9
e) 2x - 5 = 3 f) 3x - 1 = 8
g) h)
i) x2 = 1 j) 2x - 20 = 0
11.Sendo U = Z, determine o conjunto solução de cada uma das sentenças seguintes:
a) x - 1 = 0 b) x + 5 = 8 c) 2x = 4
d) 1 - 3x = 1 e) x - 4 = - 7 f) 4x = 0
g) 5x - 3 =4 h) x2 = 9 i) x2 = 1 = 2
j) 3x2 = - 1
12.Identifique as equações:
a) x - 8 = 1 b) 3x + 2 = 0
c) 8x < 2 d) 15 = 4x - 1
e) 3 + 11 = 14 f) 7x - 1 = 2x + 9
g) x2 + 16 > 19 h) 6y2 - y = 3
i) z2 - 2z + 1 = 0 j) 62 + 82 = 102
13.Sendo U = Q, verifique:
a) se 2 é raiz da equação 7 - x = 5;
b) se - 1 é raiz da equação 3x + 2 = 1;
2
c) se - 1 é raiz da equação 5x - 3 = 2;
d) se 3 é raiz da equação 4x - 1 = 3x + 2;
e) se 0 é raiz da equação;
f)se -3 é raiz da equação
14.Resolva as equações seguintes, sendo U = Q.
a ) 2x = - 4
b ) - 4x = 2
c ) 7x = - 7
d ) 2x = 1
2
e ) 3x = 9
f ) 7x = 0
g ) 8x = 4
h ) 6x = - 3
2
i ) 5x = 1
j ) 3x = - 12
l ) 9x = 3
m ) 1 x = 2
2
n ) - 2x = 1
5
o ) 4 x = 1
5
p ) - 3 x = - 2
5
q ) - x = 7
2
r ) 3 x = - 1
2 4
s ) - x = - 2
5 3
t ) 2x = - 1
2
u ) 1 x = - 1
2
v ) 4 x = 0
5
x ) - x = 3
15. Resolva as equações, sendo U = Q:
a ) 3x - 1 = 2 b ) 4 + 2x = - 6
c ) 7x - 2 = 5 d ) 2x = 4 = 7
e ) 4x + 3 = 11 f ) 6 - 3x = 0
g ) 8x + 1 = 3 h ) 6x - 5 = - 11
i ) 2x - 5 = 1 j ) 4x + 1 = - 7
l ) 5 - 9x = 2 m ) - 3x - 8 = - 2
n ) -2x + 1 = - 4 o ) -x +3 = 1
p ) 4x - 1 = - 2 q ) - 2x + 3 = -11
r ) - 3x + 6 = 0 s ) 2x - 15 = 0
16. Resolva as equações seguintes, sendo U = Q
a ) 6x + 1 = 3x – 5 b ) 3x - 8 = 7x - 4
c ) 10 - 2x = x + 1 d ) 5x - 7x + 2 = x - 1
e ) x + 1 + 2x = 5x + 11 f ) 10x - 9 = 5x - 6
g ) 4x - 2 = - 5x + 7 h ) x + 9 = 6 - 2x
i ) - 3x - 5 = 4x + 9 j ) 2x - 1 + 6x = - 7x + 4
l ) 8x + 3 = 5x - 2 - 2x m ) 12 - 4x = 3 + 7x + 9
17. Resolva as equações seguintes sendo, sendo U = Q.
a ) 5.( 3 - x ) = 4x + 18
b ) 2.( x - 3 ) - 4.( x - 2) = - 2
c ) 5.( 3 - x ) - 2. ( x - 4 ) = 15
d ) 15 + 3.( x + 2 ) = - 7x + 2.( x + 1 )
e ) 3.( x + 1 ) + 2. 2x - 3 ) - 5.( x - 1 ) + 5
f ) 3.( x + 2 ) - 1 = 2(x + 3 ) - 7
g ) 5.( 3x - 1 )- 2 = x + 2
h ) 3.( x - 2 ) - 5.( x + 1 ) = 9
i ) 3.( 2x - 1 ) + 2.( x + 3 ) = 0
j ) 3.( x - 2 ) - 5.( x - 1 ) = - 7
l ) 2.( x + 1 ) + 5.( x- 1 ) = 11
m) 2.( 2x + 3 ) + 5.( x + 1 ) = 8 - 3.( x - 1 )
18. Resolva as equações seguintes, sendo U = Q:
a ) x + x = 10
2 3
b ) x + 1 = x - 1
4 2
c ) x - 2 - x + 1 = 3
3 4 4
d ) x - 1 - x - 3 = 6
2 3
e ) x - 1 - x + 1 = 0
2 3
f ) x + 3 = x
6 3
g ) x - 2 + 2x = 5x
3 2
h ) x - 1 + 2x - 1 = x
5 3
i ) x + 3( x - 5 ) = x + 3
3 4 2
j ) x + 3 + 3x = 4x - 6 - x + 1
2 3
l ) 2x + 1 + 8x - 1 = 6x + 4 .
2 6 2
m ) x - x - 1 + 17 = x + x + 7 .
2 3 2 4
GABARITO-
1 ) b, d, e.
2 ) a ) 5 + 7 = 12 b ) 28 : 7 + 1 = 5
c ) 32 - 4 < 9 d ) 30 - 18 = 6.2
e) 2 . 3 > 1 3
3 4 3
3 ) a ) Sete mais três é igual a dez.
b ) Quinze dividido pôr cinco, menos dois, é maior que zero.
c ) Oito vezes seis, mais raiz quadrada de vinte e cinco, é igual a cinqüenta e três.
d ) A diferença e cinco menos sete, elevada ao quadrado, mais um meio é menor que seis.
4 ) a ) V b ) F c ) F d ) V e ) V f ) V
5 ) a ) Fechada b ) Aberta c ) Fechada
d ) Fechada e ) Aberta f ) Aberta
g ) Fechada h ) Fechada i ) Aberta j ) Aberta
6 ) a ) x b ) x, y c) x e z d ) y, z
e ) m, n f ) p, q, r
7 ) a ) - 2 b ) 3 c ) - 1 d ) 1 ;3 e ) 1; - 1
4 2
f ) 2; - 3 ; 5 .
4 6
8) a) V b) F c) V d ) V e) F f ) V
9) a) 3 b) 1 c) 0 d) 15 e) - 5 f) 1 g) - 4
3
h) 3
5
10 ) a ) S = 6 b ) S = 5 c) S = 9
d ) S = 7 e ) S = 4 f ) S = 3
g ) S = 2 h) S = 5 i ) S = 1
j ) S =
11 ) a ) S = 1 b ) S = 3 c) S = 2
d ) S = 0 e ) S = - 3 f ) S = 0
g ) S = h ) S = - 3, + 3
i) S = - 1,+3 j) S =
12 ) a, b, d, f, h, i,
13 ) a ) sim b) sim c) não d) sim e) não f ) sim
14 ) a) S = - 2 b) S = - 1 c ) S = - 1
2
d ) S = 1 e ) S = 3 f ) S = 0
4
g ) S = 1 h ) S = - 1
2 4
i ) S = 1 j ) S = - 4
5
l ) S = 1 m ) S = 4
3
n ) S = - 1 o ) S = 5
10 4
p ) S = 10 q ) S = - 14
3
r ) S = - 1 s) S = 10
6 3
t ) S = - 1 u ) S = - 2
4
v ) S = 0 x ) S = - 3
15 ) a ) S = 1 b ) S = - 5
c ) S = 1 d ) S = 3
2
e ) S = 2 f ) S = 2
g ) S = 1 h ) S = - 1
4
i ) S = 3 j ) S = 3
l ) S = 1 m ) S = - 2
3
n ) S = 5 o ) S = 2
2
p ) S = - 1 q ) S = 7
4
r ) S = 2 s ) S = 15
2
16 ) a ) S = - 2 b ) S = - 1 c ) S = 1
d ) S = 3 e ) S = - 5 f ) S = 3
5 2
g ) S = 1 h ) S = - 1 i ) S = - 2
4
j ) S = 1 l ) S = 2 m ) S = 0
3
17 ) a ) S = - 1 b ) S = 2 c ) S = 8
3 7
d ) S = - 19 e ) S = 3 f ) S = - 6
8 2
g ) S = 9 h ) S = - 10 i ) S = - 3
14 8
j ) S = 3 l ) S = 2 m ) S = 0
18 ) a ) S = 12 b )S = 8 c ) S = 20
d ) S = 33 e ) S = 5 f )S = 18
g ) S = - 4 h )S = - 4 i ) S = 9
j ) S = 3 l ) S = - 5 m )S = 0
2
Não consigo resolver a seguinte equação: - 2(5x-1)+8= 2 (x-3)-18 sendo U=Q . Será que poderia ajudar-me?
ResponderExcluirObrigada.
eu pedi uma coisa bem diferente do que mostrou.quero a conta do que eu te pedi é isso que eu vim faser neste local.
ResponderExcluir:)
cara aparecida, bom dia.
ResponderExcluirAtendendo ao seu pedido.
Primeiro você aplica o truque do chuveirinho para eliminar os parenteses
- 2(5x-1)+8= 2 (x-3)-18 sendo U=Q
- 10x + 8 = 2x - 6 - 18
agora levemos os termos com incógnitas para o primeiro membro e os termos sem incógnitas para o 2º membro
- 10x - 2x = - 6 - 18 - 8 daí realizamos as operações indicadas cabíveis
- 12x = - 32 multiplicando ambos os membros por (-1) vem
12x = 32 e isolamos a incógnita x
x = 32/12, por fim, simplificamos
x = 8/3.
Espero ajudar com isso a vários alunos no futuro.